Primeiro algumas considerações:
* - Esse é um post de MUITO TEXTO. LEIA tudo =] Tem informações importantes escondidas nas frases hahahha.
* - Para aplicar TATUAGEM de unha (à base de água como Tatuagem Mania, decalques etc), esse truque NÃO SE APLICA.
* - Uso essa técnica para adesivos IMPRESSOS, que geralmente são os que mais enrugam por conta de três fatores: grossura do adesivo, produto usado e pouca maleabilidade.
Oras, porque enrugam?!
Basicamente porque colocamos com o esmalte semi-seco e a unha é curvada. Um fórmula de desastre completo.
O que eu faço?! -> Começo a preparação da película.
Essa é a película que usei como exemplo, da Candy Acessórios, versão antiga. Outro exemplo é Pink Print Adesivos. (Não adianta você ficar me perguntando nos comentários se funciona com tal e tal marca, não conheço todas as marcas hahaha).
PASSO 1
Recorte a película e aplique uma camada de BASE sobre ela.
Qualquer base de sua preferência, mas eu sempre uso as de camada fina e secagem rápida. Nesse caso usei um “top coat” da Blant.
Uma camada farta e regular sobre toda a película.
Aguarde secar por completo.
Conseguem ver a camada de base sobre a película? Ela fica “úmida” , quando secar essa camada brilhante some.
PASSO 2
Vá para as unhas.
Antes de tudo, passo base na unha. Qualquer base de camada fina e secagem rápida.
Quando esta estiver seca por completo, aplique UMA camada de esmalte branco. Eu uso SEMPRE o Francesinha, da Ellen Gold. Ele cobre com uma camada, seca rápido e é extremamente branco.
Espere o esmalte secar por completo. Quanto mais camadas de esmalte branco (ou da cor de base que você escolher), mais demora pra secar e mais demora pra você poder aplicar a película. Muitas camadas fica “fofo”.
PASSO 3
Voltamos para a película enquanto o esmalte branco seca.
Com um alicate, faça 2 cortes na película, um em cima e outro embaixo.
Mais ou menos assim:
Deu pra entender? Um picote em cima e um embaixo com o alicate.
Retire a película e POSICIONE SOBRE O ESMALTE COMPLETAMENTE SECO. Eu disse SECO. Não semi-seco, como as marcas de película sugerem que seja feito.
Porque SECO, Paula?!
1- Com essa técnica da base, a película fica maleável e completamente moldável. Se você errar o posicionamento etc, você pode tirar e colocar novamente, contanto que o esmalte de base esteja seco.
2- Com o esmalte úmido, ela adere logo que você encosta só um pedaço nas unhas e não consegue retirar caso esteja errado.
3- Com essa técnica você vai precisar “puxar” a película pra ela aderir certinha na unha, e não somente posicionar e esfregar, como a maioria indica. É nessa hora que, se ela não estiver cortada na medida certa, ela vai enrugar.
Ao posicionar sobre a unha, utilize os polegares de ambas as mãos pra ir puxando a película para a lateral da unha, fazendo com que fique lisinha por conta dos dois cortes que fizemos. Ela fica com um “jogo” e você consegue aplicar tranquilamente, essas duas aberturas deixam tudo certinho. Óbvio que os dois picotes não ficam na unha, eles começam justamente quando “acaba” a película na unha.
Deu pra entender? Os picotes ficam fora da unha. Eles só servem pra não enrugar mesmo. Sua unha deve estar entre o número 1 e o 2. Abaixo da linha 1 e acima da linha 2. Assim os recortes ficam fora.
Algumas marcas sugerem que se retire os excessos com alicate. Pra mim são criminosas, hahahha. Jamais uso alicate pra isso, e o medo de pegar a cutícula?! Nenhuma película vale esse risco. Eu limpo com pincel e acetona. Ou o clássico palito e algodão (que eu já eliminei da minha vida há anos também…).
Pra finalizar aplique BASE novamente. Eu não uso top coat, porque ele “força” a secagem e encolhe ou enruga algumas películas. Passo inclusive na ponta das unhas pra reforçar a película ali, porque o desgaste acontece justamente na ponta das unhas. Com a base ali, segura mais. Pela segunda vez, troquei de esmalte essa semana e a película continua ali, intacta hahaha. Depois da base seca, se quiser aplique top coat pra dar mais brilho e durabilidade.
Fica assim:
É essa posição dos polegares que eu faço puxando a película pra lateral da unha, deixando lisinha.
Resumindo:
Esmalte seco. Película com os dois picotes. Aplique sobre a unha. Com os dois polegares vá puxando a película para as laterais da unha. Quanto mais próximo da base da unha e da cutícula esses picotes, mais perfeita a aplicação e menos chance de enrugar. Finalize com base.
Observem duas coisas nas fotos acima:
1- Sempre faço esse processo da película ANTES de esmaltar. Nos demais dedos sequer tem base, porque na hora de aplicar a película, se está esmaltado, com base etc, a película pode grudar sem querer e aí…você perde a película e a esmaltação.
2- Depois de ambas as películas aplicadas eu esmalto os demais dedos, assim a película vai secando enquanto faço as demais unhas e no final aplico top coat em todas.
E não adianta você aplicar a película, ela enrugar e você passar 12569874 camadas de top coat. Num macro você percebe que ela fica enrugada, aquela massa estranha e deformada…
AHHH PAULA, mas é muito trabalho pra uma película só!
Invejosos dirão que é photoshop e a vida segue. Hahahhaha. Brincadeira.
Gente…eu sofri até criar essa técnica... mas não desisti enquanto não consegui deixar perfeita, porque tem desenhos que só aquela película que enruga tem, e eu ficava P de não conseguir usar…agora uso qualquer uma sem problema =)
EU, PAULA, enrugava essas películas toda vez de aplicar…se você nunca enrugou, conta pra gente o seu macete! Já vi muitas fotos com esmaltação linda e película enrugada… perde toda a graça, eu acho.
Ufa. Acabou.
Dúvidas?! Dicas?
Deixem nos comentários!
Beijos!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Grite!