20 de out. de 2011

S.O.S. UNHAS - DICAS E DÚVIDAS - PARTE I

O blog hoje dá início a uma série de 3 posts informativos sobre unhas.

Todo o conteúdo distribuído aqui foi retirado de um programa especial sobre unhas exibido pela Rede Globo de Tv.

São perguntas, dúvidas e dicas a respeito das unhas respondidas por duas médicas especializadas,Dra. Ana Escobar e Márcia Purceli. Eu achei muito interessante e resolvi compartilhar com vocês.

Fiquem atentas às perguntas, com certeza algumas de nós já nos questionamos sobre várias delas. Vamos lá?



Como eu faço para parar de roer as unhas? 
Uma dica antiga é colocar nas unhas algo que te traga um gosto ruim quando for tentar roer. Apesar de antiga, a dica continua atual, e a sugestão da Dra. Ana é adicionar ALOÍNA ao esmalte/base. A aloína traz um gosto amargo quando levada à boca. 3% de aloína misturada à sua base de preferência.


Faz mal usar esmalte com sabor ruim para evitar o hábito de roer as unhas?
Não desde que o que você misturou ao esmalte não te traga alergia e seja próprio para esse fim.


Do que é feita/composta a unha?
A unha é basicamente composta da famosa QUERATINA, que é uma proteína. A queratina da unha é produzida pela matriz ungueal, que fica embaixo da pele e é a parte viva da unha,mas não podemos vê-la.  Ao contrário do que pensamos, a unha não é somente uma lâmina, ela é composta de várias lâminas de queratina, e essas lâminas correm pelo leito ungueal.


As unhas dos homens, mulheres e crianças nascem do mesmo jeito e crescem na mesma velocidade?
Não.  Uma unha normal e sadia, nas mãos, cresce normalmente 3 mm por mês. Esse número é reduzido quando se trata das unhas dos pés. Elas demoram, em geral, 4 vezes menos que as das mãos.(oh my god!) Em idosos, cresce mais devagar ainda (não posso ficar idosa!) e em crianças pode ser um pouco mais rápido.
As unhas dos pés demoram um pouco mais pra crescer porque sofrem pressão dos sapatos, meias etc que usamos, que frequentemente interferem sobre elas.


Qual vitamina tomar pra fortalecer as unhas?
Muita gente pensa que a vitamina mais importante pras unhas é a E, e na verdade não é. A mais importante é a BIOTINA que está presente no COMPLEXO B.


Onde podemos ingerir esse Complexo B?
O complexo B está presente nos grãos e cereais (pão integral, gérmen de trigo etc).

Minhas unhas estão quebradiças e descamando. O que pode ser?
Carência de ferro (anemias), problemas na tireóide e outros podem refletir diretamente na saúde das unhas. Se suas unhas estão quebradiças, é um sinal de que há algo errado com o corpo. Passe a observar.


Fiquem atentas que amanhã teremos a parte II  :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grite!