20 de jan. de 2012

Meu esmalte decantou, e agora?

Quantas vezes nós olhamos pra caixinha de esmalte e encontramos aqueles esmaltes esbranquiçados e/ou decantados? Com aquela aparência de “água suja” suspensa e pigmento no fundo do vidrinho?
CALMA! Nem sempre isso é problema do esmalte e eu explico o porquê:
O esmalte é basicamente (beeeem basicamente) composto de base + pigmento, ou seja: uma cor misturada a algo transparente. Esses pigmentos têm peso e por isso se permanecerem em repouso por muito tempo, irão se separar da base.
Esmalte é uma suspensão química, ou seja, uma mistura heterogênea (você deveria saber o que é isso, senão, google it!). Sendo assim, essa mistura uma hora ou outra vai se separar, e é aí que você acha que o esmalte estragou, but not.
A ANVISA estabelece que a duração de um esmalte é de três anos (apesar de ter empresa que não cumpre esse prazo,né…) e portanto, mesmo que ele não esteja decantado, após 3 anos não recomenda-se o uso. (eu uso, mas é por minha conta e risco, que fique bem claro).
Esmalte importado e esmalte nacional sofrem do mesmo mal, não é exclusividade dos brazucas, ok? O pigmento é pigmento no mundo todo, então de forma ou de outra ele acaba se separando da base, porque a lei da gravidade também é mundial! ( hahahha ah,vá? )
Segundo a fabricante de esmaltes Big Universo, “É bom lembrar que cada pigmento tem uma densidade e , dependendo dela, o esmalte decantará com mais facilidade ou não. Por exemplo, o dióxido de titânio (pigmento branco), é o mais denso utilizado na composição dos esmaltes, por isso ele sempre é o primeiro a ceder.”
O QUE FAZER PARA EVITAR QUE O ESMALTE DECANTE?
Misturar: simples assim. Se ele estiver no prazo, misturar já faz com que ele volte ao normal, mas para isso, temos uma ajudinha preciosa que facilita muito a vida:
Não parece, mas aí tem 112 esferinhas de aço
Você pode ler meu destino pelas marcas da minha mão….hmmmm – Zé Xica feelings
ESFERAS DE AÇO INOXIDÁVEL são grandes aliadas quando queremos misturar nosso esmalte e mantê-lo em dia. Essas foram meu pai que comprou, não é muito amor, gente? :)
Cada pessoa escolhe quantas colocar dentro do vidrinho, eu coloco 3 porque sou paranóica, né?
Elas são ótimas, mas principalmente pra quem gosta de fazer misturinhas doidas, como eu. Essa última foto é exatamente uma misturinha com 3 bolinhas dentro. Super funciona!
A ANVISA (sempre ela…) proíbe que esmaltes nacionais usem esse recurso da bolinha. Não sei se por experiências anteriores, se porque a maioria dos esmaltes nacionais não são 3free e algo pode interferir, se , se, se… o fato é que não tem  e acabou.

E vocês, já usaram o recurso das bolinhas de aço? Se adaptaram? Nenhuma oxidou?

5 comentários:

  1. hahaha finalmente eu descobri pra que serve essas bolinhas rsrs
    Mas depois que elas ajudaram a misturar faz o que com elas? É reutilizavel?

    Bjs

    www.diquinhasdalilith.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. HEEYYY AMIIGAA!!
    Vim te lembrar que você foi desafiada!! Participe, é super divertido! E se vc jah tem as unhas correspondentes a sua categoria: vá lá no http://patty-missgirl-patty.blogspot.com/2012/01/desafio-3.html
    e poste elas, o link da postagem de cada uma. Participe, valendo selinhos EXCLUSIVOS e divulgação

    ResponderExcluir
  3. Seu post está ótimo, super explicativo.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. e na onde que compra essas bolinhas?

    ResponderExcluir
  5. Os da boticário tem, descobri esses dias por acaso!

    ResponderExcluir

Grite!