27 de fev. de 2013

Velhos produtos, novos hábitos

É incrível, mas com o tempo a gente vai ficando mais exigente, vai ficando mais “seleta” e antigos hábitos vão ficando pra trás… novos produtos e carcterísticas vão tomando conta da gente.

Parte é culpa da inovação do mercado e parte é fruto do nosso avanço, da nossa experiência e da nossa prática. E por que não dizer do nosso “profissionalismo”?

Eu abandonei muitos hábitos, muitos produtos etc. Vamos ver o que abandonei?!

1. Lixa de unha “comum”

529

Nunca mais usei esse tipo de lixa. Em partes por achar grosseira e, principalmente, porque ela não é prática. É fina, escapa toda hora da unha, deixa um cheiro de unha torrada no ambiente etc.

O que passei a usar? Lixa de vidro ou então, lixa amarela de tamanho maior. São mais delicadas, mais higiênicas, tem gramatura mais delicada e não escapam das unhas. Já cheguei a me machucar usando essa lixa comum… nunca mais.

lixa-vidro

2. Espátula de metal

A espátula de metal pode ser higiênica em salão, local onde você compartilha o instrumento e precisa de. Ela é muito agressiva às unhas e às cutículas. Na unha, pode acabar levantando camadas se você friccionar muito, nas cutículas, pode acabar machucando se não usada com cuidado.

espatulaDuplaOK

O que passei a usar? Espátula de silicone. Ela é delicada, não agride absolutamente nada e ainda pode ser usada por quem aplica foil etc. É versátil, barata e muito útil. A original é da Mavala, mas por conta do preço, as genéricas dominam o mercado.

espatulapreta

3. Retirar cutículas com alicate

Parece estranho, mas hoje me sinto culpada quando acontece algum “acidente” e preciso cortar uma cutícula… é um peso de consciência mesmo, como se estivesse me machucando…

O que passei a usar? Hidratação profunda, Be Natural e bastão esfoliante. Esse trio mantém minhas cutículas inteiras hoje. A vantagem, além da saúde e da proteção contra infecções etc, é o acabamento do esmalte. Fica muito mais perfeito, dá menos trabalho, o acabamento fica mais bonito e sua vida, muito mais prática. Não é fácil, eu sei. E não é pra todo mundo. Claro que precisa de disciplina, hidratação etc, mas é o caminho, é o futuro. Não há para onde fugir. Aqui fica meu agradecimento a quem me ajudou a aguentar firme e nunca mais tirá-las.

4. Palito comum

Já cheguei a me machucar com aqueles palitos de unha que são de madeira comum. Além de muito pontudos, eles sujam e ficam feios rápido, são descartáveis. Fora que alguns lascam…

palito

O que passei a usar? Palito de madeira paraju encerado. Esse é meu queridinho. Como ele é encerado, ele desliza mais facilmente pela cutícula, a ponta não é tão marcada (o que evita que você se machuque), não suja, não mancha e não lasca. O meu eu ganhei da minha cunhada e já estou precisando trocar, pq ele caiu no chão e perdi uma das pontas =/

E vocês, quais hábitos abandonaram? Alguém abandonou os mesmos que eu? O que mais sugerem que eu mude?!

Um beijo!!!ass

34 comentários:

  1. Abandonei TODOS esses hábitos e mais alguns. Também uso a lixa de vidro, minha espátula de inox (que dizia ser de inox) enferrujou (qualidade booooa) e passei a empurrar as cutículas com a unha do dedão mesmo e depois fazer o contorno com o palitinho, o palitinho que eu uso é um de bambu ou um de osso (sim, de osso XD), também não tiro mais as cutículas (hidratação 24hrs) e além de tudo isso, abandonei a acetona (só uso pra limpar as plaquinhas depois do carimbo) e passei a usar o removedor da Lutex (uma maravilha. 500mL por 11 reais *-*). AMEI seu post, Paula! <3 Sua linda! :*
    Beijos :***

    www.terradoesmalte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. A lixa ainda uso a "tradicional", pois gosto, mesmo achando ela grosseira. Rsrs..

    Tenho espátula aqui em casa, mas nem uso, estou hidratando mais as cutículas, e me acostumando a não tirá-las, mas é mt difícil! É complicado, pq depois de anos fazendo de um jeito, e ter q mudar.. mas estou gostando do resultado, pois elas ficaram "gordinhas", o q percebi q facilita muito pra limpar, sem falar que realmente o acabamento fica mais bonito! :)

    Achei interessante a espátula de silicone.. vou procurar por aqui. Será q encontro na Sumirê por exemplo?

    Bjo!


    abelezaquevemdedeus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amei o post Paula!
    Eu ainda uso essa lixa comum e sempre fiquei na dúvida quanto à essa lixa de vidro, mas confio no seu crivo, mudarei de hábitos também. Tirar as cutículas eu já parei, apesar de às vezes sofrer com os cantinhos rebeldes, e ainda estar fazendo o tratamento, tenho hidratado constantemente.
    A espátula de metal eu nunca tive muito hábito de usar não, sempre achei incômoda, mas recentemente adquiri uma genérica dessa de silicone e achei uma maravilha! Quanto ao palitinho, ainda uso os normais, e acho horríveis também, mas ainda não consegui encontrar um bom substituto!
    Amei o seu post mesmo!

    Tem V.I.P. lá no blog!
    Super beijo e uma ótima quarta!
    Gio
    GioNails

    ResponderExcluir
  4. Não consigo abandonar todos os hábitos porque sou manicure. Por exemplo... Todas minhas clientes tiram cutículas. Eu não, mas, as clientes sim.
    E a espátula de metal é esterilizável, a outra creio eu que não... Sabe... Para manicures esse processo é bem delicado.

    Beijããão, amei o post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mônica, vc tocou num ponto importante. Tem cuidados para quem trabalha com o público que nao podem ser substituídos, o fato da espátula ser esterilizável é um crucial, mas pra grande maioria, esses hábitos que coloquei aqui são simplesmente indiferentes, só se nota em quem realmente quer um diferencial e cuida das unhas com muito mais afinco do que uma cliente de salao (nao que estas nao o façam) :)

      Excluir
  5. Eu uso um palitinho plástico, Paula! É excelente também! E baratinho! Agora, espátula nunca usei...

    http://priesmaltes.blogspot.com.br

    Beijinhos da Pri!

    ResponderExcluir
  6. Hoje temos várias e ótimas opções
    Adorei seu post.
    Passando para desejar
    Ótima 4ª feira !!
    ♥ Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Paula! Td mundo q ama unhas, adora posts como este e eu não sou diferente =)

    Desses hábitos, gostaria de mudar a lixa e a espátula de inox... mas preciso comprar as ferramentas novas pra substituir, né?!?

    Meu palito de madeira é encerado por mim mesma, com cerinha Granado =D não sabia que existia um palito encerado! Vivendo e aprendendo!

    bjão
    Pri

    ResponderExcluir
  8. Eu também não tiro minha cuticila e quase morro , quado acontece alguma coisa e preciso remover alguma!!!!

    Adorei a dica da espatula de silicone vou comprar.
    bju

    http://efeitoglossmakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei teu post Paula, estava pensando em fazer algo assim lá no blog também, e você já o fez, então deixa pra lá hahaha.
    Eu também deixei muitos hábitos de lado, e o mais crucial foi deixar de tirar as cutículas, acredito que todas as meninas/mulheres que entram nessa vida de blogueira logo logo se permitem aderir a essa vida saudável de somente empurrar e hidratar com força máxima!
    Sobre as lixas, eu comprei uma na O Boticário que me parece ser de vidro, o material não é vidro é acrílico, então fica essa minha dúvida, o nome é lixa de vidro apenas por marketing (tipo unhas de caviar que não são feitar com caviar) ou ela é feita realmente de vidro? Pois a minha parece ser de acrílico mas é ótima e já abandonei as de papelão, vou guardar as que nunca foram usadas para colocar em algum sorteio, afinal, estão novas e não vale jogar dinheiro fora.
    E o que seria esse bastão esfoliante que você citou? :)
    Também troquei da espátula de ferro pra espátula de silicone, e amei!
    Não uso mais acetona, agora só compro removedores, e os de 500mL que duram mais e saem mais em conta $$.
    E sobre os palitos uso uns de plástico e outros desses comuns mesmo, mas vou procurar esse de madeira encerada.

    Beijos flor.
    www.nailsbygaab.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu também já abandonei alguns desses hábitos, tipo tirar as cutículas.
    Beijo
    Boa quarta

    ResponderExcluir
  11. Ótimas dicas! Sempre procuro melhorar os cuidados com minhas mãos, pois adoro postar minhas esmaltações! ;* http://paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Menina quantos abandonos! Sabe eu ainda não consegui abandonar hábitos... mas eu hidrato as minhas cutículas sempre. Não sei acho que falta mais perseverança pra mim :(
    Amei as dicas!
    Beijo

    Leidi Sampaio
    Encantada por Esmaltes

    ResponderExcluir
  13. Ainda não consegui comprar a espátula de silicone.
    Os outros hábitos eu consegui deixar pra trás num passado obscuro huah.
    E quem me apresentou o carimbão, né? QUem...

    ResponderExcluir
  14. Bom demais seu post, Paula!
    Eu ainda uso alguns produtos antigos. A lixa comum não me incomoda com esses contras que você citou, e esse palitinho de encerado eu nem sabia da existência hahaha! Vou até procurar dele nas perfumarias, me pareceu bem interessante. Alicate abolido da minha vida também, e espátula eu não uso, empurro tudo com as unhas da outra mão mesmo rsrs

    Beijos,
    Tha ♥ Unhas & Cores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nuss.. "palitinho DE encerado" foi fods.. kkkkkkkkkk

      ****palitinho encerado

      rsrs

      Excluir
  15. Paula, adorei as dicas!! Pra quem está começando a abandonar os velhos habitos essas dicas são muito valiosas ... só fico triste por não encontrar todos esse produtos com muita facilidade ... na Sumirê da Teodoro Sampaio, por exemplo, não tem!!!!

    ResponderExcluir
  16. Ficamos mais exigente mesmo com o passar do tempo...
    Essa lixa de vidro é ótima, mas adoro as amarelas...
    Queria mto essa espátula de silicone, mas nem sei onde encontrar...
    E o palitinho já usei vários, mas fico com o antiguinho mesmo, e oq mais me adaptei para limpar os cantinhos

    Bjoo
    Vidrinhos Encantadores

    ResponderExcluir
  17. Achei um palito de osso,achei legal mas já consegui me machucar com ele rsrsr

    ResponderExcluir
  18. Achei um palito de osso,é legal mas já consegui me machucar com ele rsrsrs

    ResponderExcluir
  19. O único hábito que abandonei foi o de retirar as cutículas.fiquei com vontade de usar a lixa de vidro,tenho pavor da lixa normal e raramente uso.Bjs
    http://unhaterapia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Eu preciso deixar de tirar as cutículas, to me preparando psicologicamente.

    Morri com o "Deixa um cheiro de unha torrada no ambiente" kkkkkkkkkkk
    mas é muito verdade! eu também não uso mais essas lixas.
    agora novidade pra mim é a espátula de silicone, não conhecia. Já quero *-*

    bjs
    http://unhasnatalenses.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Legal o post, nossos habitos continuam os mesmos, só ficam mais sofisticados, rss... Beijos!

    http://modadasatrevidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Amiga...vc arrasou no post! Claro que vai estar no Domingo na tag...rsrs Eu preciso achar essa espátula de silicone?
    Excelentes dicas!
    super beijo!
    vicsmakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Acredita que só agora percebi o "Paula" no final do post? Mas sou muito cega mesmo, aff --'
    Então, Paula, de tudo isso ai, a única coisa que continuo a usar mesmo é a lixa comum. Mas assim, não uso sempre. Quando minhas unhas estão grandes demais e eu quero diminuir o tamanho mesmo, gosto de usá-las. Até porque não sei cortar as unhas com tesoura --' Então pego essa lixa amarela, e uso a parte branca pra lixar, e depois pego aquelas lixas marrons (que não são agressivas) e uso pra tirar o excesso que fica e ajeitar a ponta. Gosto do efeito.
    E do resto, só a espátula que costumo usar aquelas de plástico mesmo, tipo que vem no kit da Sandy ou Rebelde, HSUAHSUA. E o palito é algo complicado. Ou uso aqueles palitos normais, ou então a ponta de uma caneta velha. Mas esses palitos de laranjeira e coisas assim detesto. Sempre me machuco com todos --'
    beijããão, Gi

    ResponderExcluir
  24. Bom, a minha lixa de vidro eu já comprei, só falta chegar! Tô doooida pra deixar de usar essas antigas... E essa espátula de silicone, fiquei morta de vontade de testar! Onde encontro pra comprar online??
    Amei o post ^^
    Beeeijo

    ResponderExcluir
  25. Oi Paula!
    Eu não me acertei com a lixa de vidro =( e não vivo mais sem a minha da Essence (que infelizmente foi tirada do sortimento! pânico!!!).
    Amei o post! Faz mais desses, PLEASE!!! rsrs
    Beijo bem grande, amiga.

    http://makeupglowonline.blogspot.ch

    ResponderExcluir
  26. Gostei da dica da espátula de plástico. Já havia pensado em trocar a minha (uso de metal), mas sempre deixava pra depois. Vou ver se compro a de plástico depois.
    E o alicate eu tento abandonar sempre, mas volta e meia me rendo a ele. Ando preguiçosa e acabo esquecendo de hidratar, o que acaba deixando as cutículas muito ressecadas e feias.
    Agora ando carregando vários cremes na bolsa, e tenho usado todos os dias durante o horário de trabalho. Vamos ver se agora consigo deixá-las bonitas e abandonar de vez o alicate.

    Beijos!
    aquareladeesmaltes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Respondendo a tua pergunta: Eu gosto do alicate da Sandy. Assim, ele é afiado, mas não mega afiado, sabe? Não sei explicar, só sei que eu gosto e tenho um dele aqui. Um profissional também, mas nem uso tanto. Acho que confundi tudo! ><
    beijos, Gi

    ResponderExcluir
  28. Legal seu post Paula, eu tambem aposentei o alicate e uso o Be natural e o azulzinho da Sally Hansen alternadamente. Agora essa espatula de silicone deve ser ótima mesmo, vou procurar por ela.
    bjs
    Esmaltoterapia

    ResponderExcluir
  29. Parei recentemente de roer minhas unhas, esse foi o hábito que eu realmente me desfiz, e espero que seja pra sempre.

    No mais, parei de fazer minhas cutículas tem um mês, aproximadamente, ainda estao feias, mas já mudou bastante. O meu problema é que eu ainda tenho a tendencia a colocar os dedos na boca, e acabo arrancando pedaços dos dedos e cutículas com os dentes.

    Sei que devo parar. hahaha.

    No mais, ainda uso a lixa normal, o cheiro ao invés de me incomodar, me agrada :/
    E o palito eu tenho um de inox, eu gosto dele, tem uma pontinha meio quadrada. :)

    http://loveismyonlyweapon.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Adorei o post!
    Dentre seus abandonos, não abandonei a espátula de metal... mas vou providenciar uma desta logo!
    Não tirar cutículas é muito bom mesmo! Fico muito feliz que vc não tira mais e acha isso muito bom!

    Beijos
    Kelli
    http://coresecuidados.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Gostei do post Paula. Bom, na mesma ordem que você: Eu também não uso lixas comuns, agora uso uma da RICCA que é menos abrasiva e mais larga também. Ao invés da espátula de metal (que eu já tirei lasca da unha com ela) uso um palito de bambu polido que tem uma ponta como espátula, bem fino bom pra empurrar a cutícula, e agora vou pesquisar essa de silicone pra trazer pra loja e pego uma pra mim. Mas o palito ainda uso, na verdade eu uso ele envolvido com um pouquinho de algodão só pra fazer o contorno da esmaltação americana.

    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Paulinha....o blog está perfeitoo, so não sei onde comprar essas coisas maravilhosas...rsrs
    Preciso fazer uma listinha e comprar tudo...

    Bjuss

    ResponderExcluir

Grite!